quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

TEATRO

BACABAL - O ano de 2009 começa bem para a cultura Bacabalense, alem da criação da Rede Bacabalense de Cultura a comunidade prepara-se para receber o espetáculo “Viver é Adaptar-se” com estréia prevista para 21 de abril.

O texto é autoria de Zezinho Casanova e Lúcia Correia e tem como tema a vida das pessoas com deficiência.

O elenco composto por atores já experientes conta com a participação de Costa Filho, Zezinho Casanova, Malaquias, Junior, Maria Madalena além de atores virtuais, que por um truque tecnológico participarão do espetáculo sem estarem no palco.

Entre os atores virtuais já confirmaram suas presenças Carlo Henrique, Cláudio Cavalcante e Salomão Duarte.

O projeto prevê pelo menos uma apresentação em cada município que tenha ao menos uma organização não-governamental que trabalhe com as pessoas com deficiência, espera sensibilizar empresários, escolas, pessoas físicas e jurídicas para a produção do mesmo, sejam como patrocinadores em dinheiro ou em prestação de serviços.

O espetáculo é uma comédia hilariante que mostra situações inusitadas de cadeirantes, muletantes, autistas, cegos, surdos e pessoas com paralisia cerebral. É um convite a reflexão já que se trata das indicações e das formas corretas de como devemos conviver e nos relacionar com as pessoas com deficiência.

A responsabilidade social será uma das características do espetáculo. Atores e diretor estão trabalhando na preparação de si mesmos. Para a interpretação de personagens tão elaborados fazem laboratório através de visitas a Associação dos Deficientes de Bacabal – Asdebal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, e, a Sociedade Pestalozzi de Bacabal.

Já fizeram cursos de Braille, Sorobam e acessibilidade, além de outras oficinas estarem previstas na pauta dos atores até o mês de março. Entre elas a de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e de interpretação teatral.

A trilha sonora, já autorizada por seu autores, tem as assinaturas de Elias Wagner(do Espírito Santo) e Frahm Almeida(de Bacabal ). São musicas que convidam a refletir sobre a formar como a sociedade trata seus deficientes.

O espetáculo é dirigido por Zezinho Casanova o espetáculo e ele explica que Viver é Adaptar-se “cresce em qualidade artística e tem responsabilidade social para o município de Bacabal. O projeto é impar na produção artística brasileira, fortalece nossa cultura e inicia uma grande rede de experiência solidária.”

5 comentários:

  1. Bela iniciativa essa de homenagear os nossos deficientes mostrando as dificuldades de uma forma bem humorada eu como grande fã da cultura e do tearo e como ex participante desejo toda sorte do mundo a vcs esse projeto vai arrebentar

    ResponderExcluir
  2. obrigado por essa experienciencia

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo
    obrigado por acessar nosso blog, o teatro é realmente umaforma maravilhosa de comunicação, o pessoal do grupo curupira mandam um abraço pra vece e a REBAC agradece sua visita ao blog, só flata voce participar das enquetes, temos dudas no ar
    um abraço de amigo, irmão e companmheiro

    Zezinho Casanova

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha que aqui em Bacabal, pessoas com enes experiência em artes cênicas e que tem talento extraordinário, seja esquecido pelos culturais dessa município. Lamentavelmente, temos que ser obrigados a ver e engolir uma nova geração desinformada e alheia ao que é fazer teatro de verdade, como se essa área da cultura não fosse um dos maiores produtores de emprego , renda e expressão de liberdade.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo
    Seja bem vindo a REBAC, seu cometário acima é atualmente uma verdade absoluta no movimento cultural bacabalense. mas devemos buscar nos ensimanetos de jesus até o equilibrio politico para determinhadas situações, ninguem pode nos acusar de comodismo, estamos fazendo a nossa parte enquanto que os "culturais" como voce memo disse, estão se comprometando inclusive espirtualmente por nao cumprirem com suas obrigações profissionais de desencolverem uma politica publica de cultura que realmente benefice artistas e produtores culturais bacabalenses, aluta continua
    um abraço de amigo, irmão e companheiro

    Zezinho Casanova

    ResponderExcluir