sábado, 21 de fevereiro de 2009

Morre o escritor José Nascimento de Moraes, aos 86 anos

Foto: Arquivo/ O Estado
ampliar

imirante.com

SÃO LUÍS - Faleceu no início da manhã de hoje (21), por volta de 7h30, o poeta, escritor e ambientalista, José Nascimento de Moraes Filho, ocupante da cadeira de número 37 da Academia Maranhense de Letras, da qual era membro desde a década de 70.

O escritor, de 86 anos, passou mal em casa e sofreu uma parada cardiorespiratória. Foi socorrido por familiares e levado ao UDI Hospital, mas não resistiu e veio a falecer.

Filho do grande jornalista e escritor José Nascimento de Moraes, também membro da AML, Nascimento de Moraes Filho é autor de vários livros, entre eles “O que é, o que é”, “Pé de Conversa”, “Azulejos”, “Contos Natalinos”, “Esfinge do Azul”, “Missa do Galo”, “Coletânia Folclórica de Trovas Maranhenses”, “Maria Firmina dos Reis: vida e obra”, e muitos outros.

Além da literatura, Nascimento de Moraes Filho ficou conhecido por sua militância na área ambiental, tendo se destacado por combater veementemente a implantação das empresas Alumar e Vale no Maranhão, conseguindo impor a essas empresas normas para garantir a preservação do meio ambiente. Também foi fundador do Comitê de Pesquisa da Ilha, o primeiro comitê estruturado na capital maranhense a defender a preservação de rios e solos.

Toda essa militância em favor do meio ambiente rendeu ao escritor maranhense reconhecimento internacional, tendo sido homenageado pelo Greenpeace.

O escritor José Nascimento de Moraes Filho deixa uma viúva - Maria da Conceição, cinco filhos – Ana Sofia, Eleudes, José Filho, Loreley e Renan, duas noras – Rita Ivana Gomes e Ana Consuelo Moreira, dois genros – Otacílio e Garrido, e oito netos.

O velório do escritor está acontecendo na Central de Velórios da Pax União, na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luis.

fonte: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário