quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mais Cultura em comunidades indígenas do Acre‏

Mais Cultura em comunidades indígenas do Acre

Ação promove inclusão digital de índios e tem como meta implantar 150 Pontos de Cultura Indígenas até 2010

De 10 a 12 de junho, o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, realiza Rodas de Conversa para promover a inclusão digital de comunidades indígenas do estado do Acre. A iniciativa será realizada no Centro Yorenka Ãtame, localizado no município de Marechal Thaumaturgo. As rodas fogem do modelo tradicional de capacitação e buscam envolver as comunidades indígenas com as novas tecnologias da informação (TICs) e com a produção de conteúdos audiovisuais a partir de seus próprios referenciais.

A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com a Associação Cultura e Meio Ambiente (ACMA) – Rede Povos da Floresta, responsável pela implantação do projeto e pela formação dos indígenas. As rodas integram o processo de implantação dos primeiros 30 Pontos de Cultura em comunidades indígenas de cinco estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

A meta do Programa Mais Cultura é implantar até 2010, em todo o país, 150 Pontos de Cultura Indígenas, por meio de um acordo de cooperação firmado com a Funai e de convênios com entidades indígenas e indigenistas. O investimento inicial é de R$ 6,4 milhões. Outros 60 Pontos de Cultura Indígenas serão implantados até o fim de 2009, e os 60 restantes até 2010.

Cada Ponto de Cultura Indígena receberá um kit multimídia. O objetivo é que as comunidades indígenas utilizem as novas tecnologias como ferramentas para a preservação e fortalecimento de sua identidade cultural. De acordo com o gerente da Secretaria da Identidade e da Diversidade do MinC, Marcelo Manzatti, foram tomados uma série de cuidados técnicos e de procedimentos administrativos, além de metodologias apropriadas ao contexto cultural indígena, a fim de resguardar as comunidades que abrigarão as atividades do projeto, promovendo um diálogo mais profundo com sua cultura ancestral, sem deixar de oferecer os avanços proporcionados pelos aspectos de inclusão digital característicos do Programa.

“O objetivo é articular uma grande rede de agentes culturais indígenas atuantes nos diversos pontos e capacitar multiplicadores para o uso dos meios de comunicação digital e para a produção de conteúdos audiovisuais. Tem-se observado, nas inúmeras experiências de contato dos povos indígenas com as novas tecnologias de comunicação, que o interesse por sua cultura tradicional é renovado, ao contrário do propalado perigo da assimilação pela cultura ocidental”, ressalta Manzatti.

Kit Multimídia – Computadores com acesso à Internet banda larga, filmadora digital, câmera fotográfica digital, microfone supercardioide, bateria para filmadora, fone de ouvido e fita Mini DV, dentre outros equipamentos.

Mais informações no site mais.cultura.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário