quinta-feira, 4 de junho de 2009

Escola de Música do MA comemora 35 anos

Samartony Martins
Da equipe de O imparcial

Maquete da Escola de Música do Maranhão, exposta no centro de criatividade Odylo Costa, filho.


Cravada em um sobrado do século XVIII, no Centro Histórico de São Luís, a Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa” festeja seus 35 anos de atividades no ensino da música até a próxima sexta-feira [05]. Apesar do reconhecimento e do papel social que tem para a contribuição cultural de São Luís e do Maranhão, não tem recebido do poder público a necessária atenção. Por questões financeiras, a EMEM não faz seleção de novos alunos desde dezembro de 2007 e o casarão - que pertenceu à família da grande pianista maranhense Lilah Lisboa - precisa passar por uma reforma em suas estruturas física e hidráulica. Em entrevista a O IMPARCIAL no final de fevereiro passado, o ex-diretor da Escola de Música, o músico João Pedro Borges, afirmou que tais reformas estavam previstas para ocorrer ainda este ano. E mesmo passando por adversidades - como as repentinas mudanças de direção já foram três diretores em menos de quase dois anos]-, a Lilah Lisboa, continua firme como referência em formação musical dentro e fora do estado.

O aniversário da escola que deveria ter sido comemorado em 13 de maio [data de sua inauguração no ano de 1974] “passaria em branco”, se não fosse a disposição dos alunos e professores que montaram uma exposição no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Por meio de recorte de jornais e fotografias, a mostra retrata a história da Lilah Lisboa e sua evolução ao longo de mais de três décadas. Também estão na programação oficinas, palestras e apresentações musicais de alunos e professores.

Na exposição, pode-se ainda conhecer um pouco da história de vida de ex-professores da EMEM (já falecidos), como José Carlos Martins - o Pixixita, Thomas Aquino, Daniel Santana e Cleoménes Santos. Também podem ser conhecidas a biografia de alunos formados pelo centro de ensino musical e que hoje encontram-se fora do estado em curso de mestrado, doutorado ou exercendo a profissão como músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário