domingo, 1 de março de 2009

III Festival Mundial de Artes Negras

Ministro Juca Ferreira participa, de 2 a 4 de março, da segunda reunião preparatória do evento

Dakar, de 1 a 21 de Dezembro de 2009

Dakar, de 1 a 21 de Dezembro de 2009

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, realiza viagem oficial a Dacar, no Senegal, de 2 a 4 março, onde irá participar da segunda reunião do Comitê Internacional de Orientação do III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman 2009), que será realizado do dia 1º a 21 de dezembro, naquele país. O encontro contará com a participação do presidente senegalês, Abdoulaye Wade, e do ministro da Cultura e Patrimônio Histórico, Mame Birame Diouf.

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), Zulu Araújo, e o gerente de Cooperação e Assuntos Bilaterais da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Bruno Melo, compõem a comitiva brasileira que participará das discussões preparatórias do Fesman 2009 e da visita aos locais selecionados para sediar o evento. A reunião do comitê internacional será realizada no Hotel Mèridion President.

O Brasil é o país homenageado nesta terceira edição do festival e pretende levar ao país africano uma representação cultural de cerca de 300 artistas nacionais relacionados com as expressões da arte negra. A FCP/MinC divulga, até o final deste semestre, o edital que selecionará os nomes para Dacar.

A homenagem que o festival está fazendo ao Brasil deve-se principalmente ao fato do país possuir a segunda maior população negra mundial, após a da Nigéria, e ter sua cultura fortemente influenciada pelas tradições, costumes e religiosidade dos povos africanos.

O Ministério da Cultura, órgão público encarregado da coordenação executiva da participação do Brasil no Fesman 2009, dispõe de recursos iniciais na ordem de R$ 3 milhões para financiar as atividades. Tão logo a comitiva ministerial volte de Dacar, começará o trabalho dos comitês executivos que planejarão a presença dos brasileiros.

O MinC assumiu o compromisso, com os organizadores do III Fesman, de auxiliar na realização de um cortejo de Carnaval para marcar as comemorações de abertura do evento. A idéia que vem sendo cogitada é a de levar um trio elétrico para animar a festa. Outras idéias estão sendo estudadas, como a proposta pelo Senegal, da realização de uma partida de futebol entre as seleções de ambos os países.

A previsão do lançamento oficial do Fesman 2009, no Brasil, é dia 25 de maio, em Salvador, durante o 1º Fórum Nacional de Performance Negra para a Dança e o Teatro, com as presenças dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Senegal, Abdulaye Wade. Ainda dentro da programação brasileira do festival está prevista a realização do 2º Encontro sobre o Renascimento Africano, no Rio de Janeiro, no mês de junho.

Festival Mundial das Artes Negras

O Fesman é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na década de 1960, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo. O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação. Este ano, vai homenagear o Brasil, com o tema o Renascimento Africano. Mais de 80 países vão participar do III Fesman. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.

Política Bilateral - Das quatro viagens internacionais realizadas pelo ministro Juca Ferreira, desde que assumiu a Pasta, em agosto de 2008, três foram para tratar de assuntos relativos à cultura negra. A viagem a Dacar é a segunda que fará ao continente africano e faz parte da política de ampliação das relações bilaterais com os países da África e do fortalecimento das expressões da cultura negra no mundo.

O Ministério da Cultura desenvolve projetos de colaboração técnica com Benin, Angola e Cabo Verde, principalmente nas áreas de patrimônio cultural, museus, cultura afrodescendete, diversidade cultural, audiovisual e intercâmbio artístico-cultural.

Ações Internacionais - Além dos acordos bilaterais, o MinC participa ativamente de ações internacionais de promoção da cultura negra. Em julho de 2006, em Salvador, a Fundação Cultural Palmares coordenou as atividades culturais da 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de discutir soluções para os problemas que atingem os afrodescendentes nos países da Diáspora. O evento reuniu mais de mil pessoas e teve a participação de sete chefes de Estado.

Outra iniciativa de âmbito internacional é o Observatório Afro-Latino, página na Internet organizada pela Fundação Palmares, destinada a fomentar o diálogo permanente entre as comunidades negras latino-americanas, proporcionando troca de experiências, intercâmbios e ações comuns.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário