sábado, 11 de julho de 2009

Fomento, Comunicação e Memória

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/07/livro-oficina-brincando-na-114x163.jpgA Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), em parceria com a Fundação Orsa, a Rede Cultura Infância e o Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESCSP), lançou no mês de junho a publicação Oficina Brincando na Diversidade - Cultura na Infância.

A edição é resultado do encontro realizado no ano passado, em São Paulo, reunindo representantes de diversos segmentos socioculturais e gestores públicos em torno de questões envolvendo os seguintes eixos: Fomento, Comunicação e Memória.

“Esta publicação traz um relato fiel do conteúdo de nossas discussões durante a Oficina Brincando na Diversidade”, explica o secretário da SID/MinC, Américo Córdula. “Nosso trabalho, agora, no Ministério da Cultura, será o de estimular o respeito à diversidade da infância, e a recuperação dos espaços do brincar, que foram institucionalizados, transformados em outra coisa, de modo que se tornaram, hoje, espaços alternativos.”

“Os verdadeiros espaços do brincar são constituídos a partir da percepção, de que devemos reconhecer a criança como sujeito, e deixá-la se expressar livremente. Para recuperá-los, deveremos estimular uma nova transformação, principalmente daqueles espaços e instituições que buscam a homogeneização em nome da educação, e que a estabelecem por meio de regras, interdições e hierarquizações”, conclui Córdula.

O conteúdo do livro visa contribuir para estimular a participação de outros interessados e para aprofundar o debate e a construção de uma política pública por meio da qual possa ser fortalecida e valorizada a identidade da infância brasileira e sua inserção no contexto da nossa diversidade cultural.

Confira a publicação Oficina Brincando na Diversidade - Cultura na Infância.

Mais informações: (61) 3316-2129, na SID/MinC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário