domingo, 12 de julho de 2009

Bumba-meu-boi pode conquistar o título de bem imaterial Depois do Tambor-de-crioula, o Bumba-meu-boi pode ser o próximo a conquistar o título.


Bumba-meu-boi pode ser a próxima manifestação do estado a ser tombado como patrimônio cultural imaterial do Brasil.


O Bumba-meu-boi pode ser a próxima manifestação do estado a ser tombado como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O processo de conclusão do dossiê, que solicita este reconhecimento, está em fase de finalização e logo será enviado para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Brasília. A previsão é que o resultado seja divulgado até junho do próximo ano. O processo de tombamento da brincadeira, iniciou em 2001, com a aplicação do “INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais: a experiência com o Bumba-meu-boi do Maranhão”, fruto do projeto “Celebrações e Saberes da Cultura Popular”, realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, com o apoio e recursos da secretaria de Patrimônio, Museus e Artes Plásticas do Ministério da Cultura. O Tambor-de-crioula foi a primeira manifestação cultural do Maranhão a ter esse reconhecimento. Os blocos tradicionais já começaram a se mobilizar para também alcançá-lo.

Segundo Izaurina Maria de Azevedo Nunes, pesquisadora e técnica em Ciências Sociais da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão responsável pelo dossiê, os primeiros passos foram dados após o Decreto Presidencial 3551/2000, do então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. O decreto instituiu o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, que prevê o registro de bens culturais de natureza imaterial, como Celebrações, Saberes, Formas de Expressão, Ofícios e Lugares em livros específicos do Instituto do Patrimônio do Histórico e Artístico Nacional [IPHAN].

Um comentário: